Em 2025, no mundo das mídias sociais, o ambiente digital é um dos principais meios de atrair clientes. Ter um site pode ser uma ótima forma de aumentar o volume de pessoas que conhecem sua empresa e contratam seu serviço. Por isso, você deve estar se perguntando: como divulgar meu trabalho no Google?
Neste artigo, vamos mostrar como criar um site profissional grátis em poucos passos.
Conteúdo:
- Por que criar um site profissional?
- Onde criar seu site
- Os 5 passos de como divulgar meu trabalho no Google
- Quando devo contratar um profissional para divulgar meu trabalho no Google?

Por que criar um site profissional?
Você pode estar se perguntando: como divulgar meu trabalho no Google? Saiba que ter seu próprio site é uma ótima opção.
Embora existam diversas ferramentas de mídias sociais, como TikTok, LinkedIn e Instagram, nenhuma delas justifica não ter a sua própria página na web. Entenda os motivos:
1- Ter um site profissional ajuda a ser encontrado no Google
Pessoas não buscam nomes de empresas, elas buscam desejos. Ter seu próprio site na internet é a maneira que elas conectam seus desejos ao seu serviço – desde que sua página esteja otimizada para buscas com técnicas de SEO.
2- Se posicionar como autoridade no seu nicho
Ter um site profissional é um elemento importante para que os clientes em potencial percebam seu negócio com seriedade. Isso passa a sensação de organização e cuidado, por dispor informações e serviços da maneira mais rápida e acessível possível.
3- Ter um ponto de referência no mundo digital
O site concentra todas as informações que o cliente considera antes de realizar uma compra ou contratar um serviço, como endereço, formas de contato, detalhes de produto e serviço. Em uma página de Instagram, por exemplo, essas informações estão dispersas e competindo com fotos, registros e outras ações de marketing.
4- Aumentar volume de vendas
No mundo pós-pandemia, o comportamento dos consumidores mudou. A facilidade e o conforto das vendas online passaram a ser prioridade, e o faturamento de e-commerce cresce ano após ano.
5- Ter mais uma ferramenta na sua estratégia de marketing
A seção de blog dentro de um site é um dos fatores de maior sucesso em estratégias de Inbound Marketing.
Onde criar seu site
Se você quer saber como criar um site profissional grátis, é preciso antes saber qual o seu objetivo e suas limitações. Ferramentas mais simples, como Wix e Webnode, não possuem a mesma flexibilidade e robustez que outras mais complexas, como o WordPress. É importante avaliar as suas necessidades e limitações para adequar as suas expectativas.

Wix
O Wix permite que você crie e edite o site arrastando e soltando os elementos na tela. Por isso, não precisa de conhecimento em programação para criar o seu site. Você pode utilizar tanto temas pré-prontos, fazendo apenas pequenos ajustes de cor, fonte e imagens, quanto construir o seu site do zero.
O Wix também possui hospedagem gratuita, além de gerenciamento de segurança.

Nuvemshop
Ideal para quem quer gerenciar um site de vendas. A Nuvemshop possui um plano gratuito com as funcionalidades básicas para começar a vender na sua loja virtual.

Jimdo
Oferece uma variedade de templates para o usuário customizar e criar sites profissionais. Assim como os anteriores, funciona arrastando e soltando elementos.

WordPress
O WordPress é uma das ferramentas mais completas e profissionais de criação de sites do mercado. Você pode fazer sites básicos usando alguns plugins de “arrasta e solta” ou construir com código, se souber programar.
O WordPress possui uma comunidade grande que está sempre criando novos plugins para facilitar a criação de sites. Contudo, criar sites complexos e bonitos requer adquirir plugins caros ou conhecer programação.
Mais de 30% dos sites são criados usando o WordPress. Essa também é a ferramenta que uso aqui no Studio!

Google Sites
O Google possui o seu próprio serviço de criação de sites. Simples e fácil de usar, o Google Sites é gratuito, mas pode ter custos caso você queira ter um domínio próprio. A integração com YouTube e outras ferramentas como o Google Form é uma vantagem.
Os 5 passos de como divulgar meu trabalho no Google
Agora que você já conhece as ferramentas para criar seu site, hora de conhecer o passo a passo para divulgar o seu trabalho no Google.
1- Escolha um domínio
A primeira etapa é escolher o domínio, ou seja, o nome do site da empresa e como ele aparece na Internet. Se você já possui uma loja e quer migrar para o meio digital, você pode utilizar o mesmo nome. É possível que outra loja já tenha comprado esse domínio.
Sendo assim, é necessário escolher uma variação do nome da empresa. Exemplo: se “clínicaaguasclaras.com” já estiver sendo usada, “aguasclarasclinica.com” pode ser uma forma de contornar o problema.
2- Escolha uma hospedagem gratuita
A hospedagem é onde o seu site fica armazenado. Para que ele seja acessível às outras pessoas, é preciso que ele esteja hospedado em algum lugar. Veja abaixo algumas dicas de serviço de hospedagem gratuito:
Wix
O site criado pela Wix já é hospedado na própria plataforma.
InfinityFree
Hospedagem gratuita e sem anúncios.
Netlify
Requer conhecimento em programação.
3 – Prepare o design e o conteúdo do seu site
Com a base pronta, hora de montar a estrutura e o layout do seu site! Para isso, é preciso se familiarizar com alguns conceitos de Web Design. Veja abaixo:
Header – Cabeçalho, lugar onde ficam o menu, a logo e os links de redes sociais.
Contêiner – bloco onde cada um dos elementos do site serão colocados
Footer – Rodapé.
Flexbox – método de arranjo dos elementos dentro do contêiner, usado para criar sites responsivos.
Padding – espaçamento entre a borda do contêiner e o seu conteúdo.
Margem – espaço negativo fora do elemento.
Call To Action – Uma chamada para ação, que convida o usuário a realizar uma ação dentro do site.
E muito mais. Recomendo a leitura mais aprofundada sobre o tema. Além de, claro, respeitar os fundamentos do Design.

Design de Conteúdo
Além do visual, pense também no conteúdo. Uma seção para falar sobre você e sua empresa é essencial, mas pense também em todo o tipo de informação que você precisa que seu cliente saiba e deixe-as facilmente encontradas na Página Inicial.
Além disso, é preciso pensar na legibilidade do conteúdo. Portanto, respeite o contraste da cor da fonte com o fundo e escolha uma fonte de fácil leitura, sem muitos desenhos. Há também a hierarquia dos textos, que devem ser mantidas e repetidas de forma constante por todo o site. Conheça a hierarquia dos textos:
- H1 – Título Principal de maior hierarquia do texto. Exemplo: “Blog da Jacy”.
- H2 – Subtítulo. “Roupas Femininas”.
- H3 – Subtítulo do subtítulo. “Meias”.
- H4 – Subtítulo do H3. “Meias de cano alto”.
- p – texto corrido de parágrafo.
Cada um desses tipos de texto se refere a um nível de hierarquia da informação, servindo a um propósito diferente na organização do texto.
Quanto à escrita, é preciso respeitar algumas regras e não pode ser feito sem critério: a forma de escrever e as escolhas da palavra importam tanto quanto o conteúdo. Caso contrário, o seu conteúdo não vai aparecer no Google! E isso, claro, é contraprodutivo se você está se perguntando “como divulgar meu trabalho no Google”.
Por isso, você precisa investir em fotos profissionais de alta qualidade para seu site e otimizar o seu texto com técnicas de SEO.
Então, se você está se perguntando “como divulgar meu trabalho no Google”, lembrar de deixar informações de como e onde te encontrar é igualmente importante.
5- Mantenha uma seção de blog
Talvez você esteja se perguntando: “Pra quê eu preciso de um blog?” Parece não ser relevante para o seu negócio, mas na verdade, é sim! O blog é uma das ferramentas mais importantes para fazer com que o seu site seja visto no Google.
Na verdade, o Google não filtra sites, mas sim, páginas. Ou seja, quanto mais páginas você tiver, que possuam as palavras-chave que o seu público-alvo está buscando, maiores as chances do seu site ser encontrado pelo Google!
Quando devo contratar um profissional para divulgar meu trabalho no Google?
Criar um site profissional grátis pode ser uma boa opção quando você está começando. Mas, a longo prazo, o ideal é contratar um profissional especializado. Isso porque criar um site profissional único e user friendly é bastante complexo e exige conhecimentos especializados.
Embora as versões gratuitas podem dar conta de algumas funções básicas, elas geralmente são muito limitadas e dificultam a escalabilidade do negócio.
Portanto, é preciso escolher um profissional confiável e experiente que crie seu site em uma ferramenta como wordpress.
Aqui no Fedra Design Studio, eu ofereço um serviço especializado na construção de websites. Estou pronta para ajudar você a criar um site profissional do mais alto nível, qualquer que seja seu nicho!
Conheça os tipos de site que eu crio:
Site institucional – Apresenta informações sobre sua empresa para que os clientes conheçam seus serviços e produtos em detalhe, além de informações de contato.
Landing Page – Uma página de destino ou de conversão, criada para levar o visitante a realizar uma ação específica. São muito utilizadas em campanhas de marketing digital ou vendas de um produto ou serviço específico.
E-commerce – Destinado a venda de produtos e serviços, possui funcionalidades específicas para gerenciar produtos, pagamentos e logística, como Drop shipping.
Blog – Site que fornece conteúdo sobre temas específicos, complementando uma estratégia de marketing. Essencial para aparecer no Google e atrair novos clientes. Comumente, um site institucional possui uma seção blog.
Conclusão
Construir um site profissional grátis para sua empresa é uma etapa essencial para se destacar no mundo digital e captar novos clientes. Porém, requer aprender alguns conhecimentos de Web Design e Marketing Digital para impressionar os usuários e conquistá-los.
Se você gostaria de contratar um profissional para poupar tempo e conseguir resultados acima da média, entre em contato comigo clicando no botão abaixo!